Turismo

"Estamos muito felizes"

“Estamos muito felizes. Para manter a estrela pelo sexto ano consecutivo é sinal que o Guia Michelin deposita grande confiança no nosso trabalho. Também é sinal de consistência, de qualidade e de rigor na técnica da cozinha e do serviço”. A satisfação é expressa pelo chef do restaurante ‘Il Gallo d’Oro’, do hotel The Cliff Bay, no Funchal, que obteve ontem à noite,  a estrela na mais influente referência de restaurantes do mundo, o Guia Michelin.

Benoit Sinthon que é, desde 2004, Chefe Executivo do hotel, elogia  a criatividade e estabilidade da sua equipa  e o perfeito entendimento entre a  cozinha, a pastelaria, o serviço e os vinhos, bem como o apoio que tem recebido da direcção do hotel e da administração de Porto Bay.

A primeira estrela do Guia Michelin para ‘Il Gallo d’Oro’ foi atribuída na edição de 2009, o que aconteceu pela primeira vez na Madeira. Até hoje continua como o único restaurante que obteve tal distinção, renovada agora pela sexta vez. Uma decisão que ocorreu durante a apresentação da edição 2014 do Guia Michelin Espanha e Portugal  apresentada  no Museu Guggenheim da cidade basca Bilbau, em Espanha, perante uma plateia  de ‘chefs’, críticos de gastronomia e jornalistas da Península Ibérica.

O ex-líbris do restaurante gourmet ‘Il Gallo d’Oro’ reside no requinte da sua cozinha aromática de inspiração mediterrânica e ibérica. Os produtos frescos da Madeira assumem um papel fundamental, combinados com ingredientes de alta qualidade oriundos de várias outras regiões da Península Ibérica.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910, mas as primeiras estrelas só chegariam em 1974.

Os inspectores do guia valorizam “a qualidade dos produtos, o ponto de cozimento, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço.