Turismo

Preços na hotelaria funchalense sobem 2% em Outubro

Os preços na hotelaria funchalense subiram 2% em Outubro, face ao mesmo mês do ano anterior, com um quarto duplo a custar 105 euros. Um valor que, mesmo sendo menor em 4% face ao mês de Setembro, contrasta com a tendência nacional e europeia, segundo revela o trivago Hotel Price Índex.

O estudo mensal que analisa a variação do  preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais revela que, de modo geral, os hotéis portugueses estão, este mês de Outubro, mais baratos que no período homólogo. A queda nos preços é de 8%, numa tendência que se verifica um pouco por toda a Europa.

Lisboa (-5%) e Porto (-7%) praticam este ano preços mais baixos do que em igual período do ano passado.

A nível nacional as principais quedas dão-se na Covilhã (-24%), Faro (-15%), Albufeira (-13%) e Bragança (-13%). Em sentido inverso, Estoril (+21%), Coimbra (+10%) e Cascais (+6%) registam aumentos significativos nos preços dos seus hotéis.

Na Europa, as principais excepções são Alemanha (+5%), Grécia (+4%) e Dinamarca (+1%).  Entre as cidades europeias que mais cortaram no preço em relação a 2012 está Madrid (-23%). Istambul (-15%), Budapeste (-10%), Genebra (-8%) e Paris (-7%) também se destacam pelas reduções, enquanto que no pólo oposto estão Colónia (+24%), Frankfurt (+14%) Florença (+9%) e Copenhaga (+6%).