Turismo

Confederação do Turismo considerou medidas de austeridade "muito duras"

A Confederação do Turismo Português (CTP) considerou  hoje "muito duras" as medidas de austeridade previstas na proposta de Orçamento  do Estado para 2014 e defendeu que o setor merecia um conjunto de medidas  que fomentasse o seu crescimento.

"As medidas apresentadas ontem [terça-feira] no âmbito do Orçamento  do Estado para 2014 são, de uma forma geral, muito duras e determinam um  ano muito difícil para os portugueses", afirmou o presidente da CTP, Francisco  Calheiros, numa declaração escrita.

Para Francisco Calheiros, os "cortes de salários e de pensões só por  si, podem resolver questões pontuais de diminuição do défice, mas não são  a solução para os problemas estruturais com que nos debatemos".

"A manutenção de uma carga fiscal pesadíssima, a nível do IVA, em setores  como a restauração e o golfe, determinantes para a competitividade do Turismo,  são algo que nos preocupa, tanto mais que o setor do turismo deu, apesar  desse fardo, um contributo muito positivo para a nossa Balança comercial",  acrescentou.

O presidente da CTP lembrou que o setor do turismo é responsável por  10% do Produto Interno Bruto, 14% das exportações de bens e serviços e 8%  do emprego no país.

"Tivemos um ano muito positivo em termos de atividade turística e pensamos  que o setor merecia um conjunto de medidas de fomento ao crescimento, nomeadamente  no que respeita à capacidade de consumo do mercado interno", defendeu.