Turismo

Wind Birds promove aves da Madeira na Alemanha

Decorreu entre 10 e 12 de Outubro o festival de observação de aves em Helgoland, uma pequena ilha no Norte da Alemanha, evento que foi aproveitado por Catarina Fagundes e Hugo Romano, responsáveis pela Wind Birds, para promover a Madeira como destino de observação de aves.

Os madeirenses ainda conseguiram angariar mais de 2.000 euros para o Freira Conservation Project, organização não governamental que se dedica à conservação e estudo da Freira da Madeira Pterodroma madeira, ave endémica da Madeira e outras aves marinhas da Madeira.

Durante o Festival Catarina e Hugo apresentaram as aves marinhas da Madeira e os trabalhos de conservação realizados por ambas as instituições para uma plateia de 350 birdwatchers durante cerca de uma hora.

O Freira Conservation Project foi fundado em 1986, no seguimento de todo o trabalho de conservação, protecção e estudo da Freira da Madeira levado a efeito por Paul Alexander Zino e seu filho Frank Zino desde a redescoberta desta espécie, em 1969, que até então era considerada extinta.

A Freira da Madeira Pterodroma madeira, conhecida em inglês como Zino’s Petrel, é uma espécie endémica da Madeira, cujo estatuto de conservação é internacionalmente considerado “em perigo”. A Wind Birds investiu quase 2 anos a investigar onde observar esta ave no mar e como distingui-la da Freira das Desertas, sendo agora a única empresa capaz de o fazer.