País

Viseu vai declarar-se ‘Cidade Europeia do Folclore’ em 2018

None

O município de Viseu vai declarar-se “Cidade Europeia do Folclore” na passagem de ano, num espectáculo com música folk, folclore e fogo de artifício junto ao centro histórico, foi hoje anunciado.

Com palco na Praça da Feira de São Mateus, o espectáculo de fim de ano será marcado por um espectáculo de fogo-de-artifício e actuação da “banca-ícone do folk nacional Oquestrada, dj Moullinex e o melhor do folclore local”.

Em comunicado, a autarquia beirã explica que o ‘réveillon’ vai ser aproveitado para promover Viseu como “Cidade Europeia do Folclore” em 2018, decorrente de ser a organizadora do festival Europeade, que se vai realizar entre 25 e 29 de julho.

O espectáculo de fogo de artifício que vai assinalar a entrada em 2018 terá como cenário o centro histórico, tendo como banda sonora temas de grandes autores nacionais que “reinterpretaram as raízes da música popular portuguesa, como Oquestrada, Virgem Suta, Deolinda, Miguel Araújo ou Os Azeitonas”.

No recinto, a Câmara de Viseu vai ainda instalar uma praça de “tasquinhas” e bares para garantir uma oferta variada de petiscos e bebidas, além de garantir transporte entre a ligação da rotunda do Campo de Viriato ao Rossio e ao Centro Histórico, das 20 horas às 4 horas.