TVI “não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais”

Comunicado daDirecção de Informação defende Judite e ataca ERC

19 Jun 2017 / 23:17 H.

A TVI reage ao facto do Conselho Regulador da ERC ter hoje anunciado a abertura de “um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande”, considerando o expediente “perfeitamente normal e inquestionável”.

Contudo, a Direcção de Informação da TVI que “não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais”, questiona o regulador, por não dizer qual a reportagem que vai investigar e esconder-se nas “mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia”. O que presumivelmente reduz o problema a uma questão de ângulo. E remete, também presumivelmente, para uma reportagem “live on tape” que a jornalista e diretora-adjunta desta estação realizou em aldeias onde bombeiros ou equipas de resgate tinham sequer ainda chegado.

Conta a TVI que “num desses locais, estava efetivamente um cadáver, estendido há muitas horas e tapado com um lençol branco – a pior das metáforas da incapacidade da assistência civil atender todas as populações que foram implacavelmente atacadas pelas chamas. Esta circunstância confere um evidente relevo informativo, que não compete ao regulador definir”.

“A TVI lamenta profundamente a terrível catástrofe e está solidária com as pessoas que perderam familiares ou bens fundamentais para as vidas dos sobreviventes. Mas chegará o momento de fazer as perguntas sobre o que falhou, porque falha sempre, e como é possível falhar nestas proporções. O cumprimento do nosso papel de órgão de comunicação social é tributário dos mais profundos sentimentos que abalam o povo português. Mas também da obrigação de o manter informado, vigilante e exigente – para que não volte nunca mais a acontecer”, refere a estação.

A Direcção lembra que a informação da TVI faz jornalismo e considera que os acontecimentos de Pedrógão Grande são uma tragédia a vários níveis.

Outras Notícias