País

STPT convoca protesto para segunda-feira

O protesto terá lugar no próximo dia 9 de Outubro, entre as 12h30 e as 14h30, junto ao edifício da PT Portugal em Picoas (Lisboa).
O protesto terá lugar no próximo dia 9 de Outubro, entre as 12h30 e as 14h30, junto ao edifício da PT Portugal em Picoas (Lisboa).

Segundo informa um comunicado da Direcção do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT), as ERCTs da PT Portugal convocam uma acção de protesto para o próximo dia 9 de Outubro (segunda-feira), entre as 12h30 e as 14h30, junto ao edifício da PT Portugal em Picoas (Lisboa).

De acordo com a mesma nota, apesar dos trabalhadores da PT Portugal e das suas ERCTs promoverem há mais de três meses “uma série de iniciativas e acções de protesto relativamente à forma como a Altice tem vindo a gerir os Recursos Humanos”, “mantém-se a situação dos trabalhadores transmitidos sem hipótese de reversão; continuam a existir centenas de trabalhadores sem qualquer função; continua-se a ‘forçar’ as rescisões de contrato, nunca com propostas escritas, continuam a ser colocados trabalhadores em funções que configuram autênticas desqualificações profissionais, não se fomenta com clareza a organização do trabalho em condições socialmente dignificantes, continua a não se ter em especial atenção os trabalhadores mais idosos”.

Por tais motivos, e também e porque não houve ainda qualquer contacto directo por parte do Governo, nomeadamente do Primeiro Ministro, o STPT justifica a pertinência desta convocatória.

Nos últimos meses, a operadora tem sido alvo de vários protestos por motivos laborais, sobretudo depois de terem sido conhecidos os resultados de várias acções inspectivas à empresa conduzidas pela Autoridade para as Condições do Trabalho, que detectaram violações laborais.