Santuário de Fátima acolhe XIII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária

06 Fev 2018 / 12:21 H.

Nos próximos dias 9 e 10 de Fevereiro, decorre em Fátima, no Seminário do Verbo Divino, o XIII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, dedicado ao tema ‘Voluntariado e Prisões: Constatações e Desafios’.

Este encontro, é dedicado, no primeiro dia, aos assistentes espirituais e religiosos, com um programa centrado na partilha de boas práticas de projectos de voluntariado e perspectivas deste público mais específico. No segundo dia, são convidados todos os colaboradores, voluntários e pessoas com interesse nas questões do voluntariado em meios prisionais, para debater e trabalhar sobre as actividades e desafios ao voluntariado neste meio.

No dia 10, os trabalhos serão presididos por D. José Traquina, Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A primeira sessão será dedicada ao protocolo existente entre a Cáritas Portuguesa e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, com o Director-Geral, Celso Manata, e o Presidente da Cáritas nacional, Eugénio Fonseca, a apresentarem e explorarem os desafios e oportunidades do mesmo, seguindo-se um debate a partir das perspetivas apresentadas, com a moderação do P. João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária.

À tarde, o trabalho centrar-se-á nas questões do voluntariado católico prisional, sendo este tema trabalhado por vários grupos e debatido conjuntamente no final, onde serão apresentadas as principais conclusões do encontro.

Durante os dois dias, será possível ver e adquirir alguns produtos elaborados nos estabelecimentos prisionais, bem como manuais fundamentais a uma melhor compreensão do voluntariado em meio prisional.