País

PSD diz que plataformas de mobilidade urbana “são bem-vindas” mas quer legislação que “não destrua o papel dos táxis”

Foto: DR
Foto: DR

Durante a discussão da nova legislação nacional sobre as novas plataformas de mobilidade urbana, o PSD foi claro: “Para nós, as plataformas são bem-vindas e devem ser regulamentadas. Temos, no entanto, insistido em alguns princípios que nós não abdicamos. Desde logo, considerámos que há espaço para todos, sejam taxistas, sejam as novas plataformas de mobilidade urbana, que, aliás, podem e devem ajudar-se mutuamente. Não há incompatibilidades absolutas. O PSD é a favor da inovação tecnológica mas, também é a favor, obviamente, da legalidade e da compatibilidade entre todos os agentes”, referiu Paulo Neves.

O deputado social-democrata defendeu, no debate que decorreu na Assembleia da República, que a legislação que existe neste momento está “desadequada” e deve “ser rapidamente actualizada”, afirmando que o PSD irá apresentar uma proposta neste sentido.

“Não aceitamos que uma nova ocupação profissional, em especial para milhares de jovens que trabalham directa ou indirectamente para estas plataformas, sejam vítimas de horários excessivos e também de salários baixos. Somos de uma concorrência leal e regulada, através de uma legislação que permita o bom funcionamento das plataformas com qualidade de serviço, que não destrua o papel dos táxis, que também se devem actualizar às novas tendências de consumo, e que evite uma concorrência desleal ou abrupta”.

O parlamentar não deixou de frisar a falta de apoio que se verifica por parte do PCP e do Bloco de Esquerda na proposta do Governo em regulamentar a Uber e a Cabify, concluindo que “afinal, a coligação ‘coesa’ e ‘duradoura’ não funciona em matérias decisivas para a governação nacional”.