País

Projecto do INEM ganha prémio ‘Healthcare Excellence’

FOTO Global Imagens
FOTO Global Imagens

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu hoje o prémio “Healthcare Excellence”, uma iniciativa em quinta edição que distingue projectos de melhoria da qualidade de serviços de saúde prestados aos utentes.

O prémio, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), distinguiu o projecto do INEM ‘Via Verde da Reanimação’, que tem como primeiro objectivo salvar pessoas em situação de paragem cardiorrespiratória, e que, não sendo possível, procura preservar órgãos para aumentar o número de transplantações.

Em informação divulgada hoje, a APAH lembra que o projecto ‘Via Verde da Reanimação’ começou como projecto-piloto em 2016 no Centro Hospitalar de São João, no Porto, e diz que dos 36 casos de paragem cardiorrespiratória encaminhadas pelo INEM foram recuperadas quatro vidas, feitas 44 doações e realizados 33 transplantes renais.

O mesmo método do projecto-piloto foi, entretanto, aplicado na região da grande Lisboa.

A primeira menção honrosa foi para o projecto ‘Utilizadores frequentes do Serviço de Urgência Geral’, do Hospital Garcia de Orta e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Almada Seixal. Destina-se a utentes que vão muito às urgências e foi possível reduzir o número.

Uma segunda menção honrosa foi para o Centro Hospital da Cova da Beira, com o projecto “Telemonitorização de doentes com insuficiência cardíaca crónica (ICC)”. A iniciativa permite detectar precocemente episódios de descompensação e diminuir e prevenir hospitalizações.

Os três vencedores foram distinguidos entre seis projectos finalistas apresentados hoje na secção regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, onde decorreu a entrega dos prémios.

O Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 16 candidaturas, de instituições de saúde de todo o país. A iniciativa da APAH, com o apoio da biofarmacêutica AbbVie, pretende distinguir projectos de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes que tenham resultado numa melhoria do acesso, da eficiência, da segurança, ou dos resultados obtidos na prestação de cuidados de saúde.