Primeiro-ministro em Cabo Verde para cimeira bilateral e inauguração de escola portuguesa

17 Fev 2017 / 01:15 H.

O primeiro-ministro, António Costa, estará na segunda-feira em Cabo Verde para a a IV Cimeira entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa no país.

De acordo com o programa oficial da visita, hoje divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, Costa será recebido pelo seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, no início da manhã de segunda-feira, com a reunião plenária entre os dois governos a decorrer depois, até à hora de almoço.

De tarde, António Costa tem uma reunião agendada com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, antes de inaugurar a escola portuguesa de Cabo Verde e contactar com a comunidade portuguesa no país.

Antes do regresso a Lisboa, o chefe do executivo português tem um “jantar oficial de retribuição às autoridades cabo-verdianas” no Centro Cultural português da cidade da Praia.

Portugal e Cabo Verde realizam na segunda-feira, na Praia, a IV cimeira bilateral, altura em que será rubricado, pelos chefes de governo de ambos os países, o Programa Estratégico de Cooperação (PEC), que vem sendo negociado.

Na ocasião, será formalizada a disponibilização por parte de Portugal de 120 milhões de euros a Cabo Verde ao abrigo do novo PEC 2017- 2021, que será assinado na segunda-feira, na cidade da Praia.

“Globalmente, o PEC 2017 - 2021 foi dotado de um envelope financeiro indicativo no valor de 120 milhões de euros”, disse à agência Lusa a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva.

Tópicos

Outras Notícias