País

Presidente da República apela ao fim da violência no desporto

Marcelo Rebelo de Sousa participou no 15.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, que reuniu mais de mil jovens de todo o país

Foto ARMÉNIO BELO/LUSA
Foto ARMÉNIO BELO/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje, em Viana do Castelo, ao fim da “violência verbal e física” na sociedade e também no desporto quando falava de solidariedade e inclusão social num encontro nacional de Juventude.

“Não faz sentido. O desporto é uma escola de civismo não pode ser um palco de lutas estéreis. Não faz sentido. Também aí o vosso papel é essencial”, apelou o chefe de Estado aos mais de mil jovens de todo o país, Açores e Madeira que participam no 15.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) promovido pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a solidariedade e inclusão oscila é uma das cinco questões que disse preocuparem à juventude portuguesa, a par do emprego, a relação com a política, preocupais ambientais e o relacionamento com uma sociedade envelhecida.

Disse que os jovens têm que “estar na primeira linha em matéria de refugiados, de combate à pobreza e exclusão social, na primeira linha do combate às desigualdades sociais, regionais, da aproximação e do diálogo na sociedade portuguesa, da pacificação”

“Não compreendo, francamente, não que haja, obviamente, posições diferentes numa sociedade democrática, mas que o clubismo chegue ao ponto de gerar violência. A violência verbal e física. Penso que todos devemos apelar todos os dias, em especial, em certos dias, contra a violência verbal e física, em tudo. Na sociedade naquilo que é o combate de ideias mas também no desporto”.