País

Prémio ‘FAZ Ciência’ incentiva projectos na área da Imuno-Oncologia

None

A Fundação AstraZeneca (FAZ) e a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) acabam de lançar o ‘Prémio FAZ Ciência’, que distingue o melhor projecto de investigação translacional em Imuno-Oncologia, desenvolvido em Portugal.

Esta bolsa terá um valor entre cinco e trinta e cinco mil euros, valor que será decidido pela Comissão de Avaliação em função das candidaturas apresentadas e poderá premiar mais do que um projecto. As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para [email protected], até ao dia 31 de Dezembro de 2017. O regulamento está disponível no site da SPO, em: www.sponcologia.pt e na página da Fundação AstraZeneca, em, www.astrazeneca.pt.

Os projectos candidatos ao Prémio ‘FAZ Ciência’ serão avaliados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco reconhecidos especialistas nacionais na área da Imuno-Oncologia: Carmo Fonseca, Presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e Professora Catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Gabriela Sousa, Presidente da SPO e Directora do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra, José Carlos Machado, Vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, José Dinis Vogal (norte) da SPO, Diretor da Unidade de Investigação Clínica do IPO do Porto e Paulo Cortes, Vice-Presidente SPO; Coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital dos Lusíadas.

Para Gabriela Sousa este prémio reveste-se de particular importância porque “embora os tratamentos com base na Imuno-Oncologia sejam já uma realidade muito presente, esta continua a ser uma área que encerra inúmeras potencialidades por explorar. Esperamos que os projetos a concurso venham apontar novas direções dentro daquele que é o caminho da mudança de paradigma no tratamento do cancro e possamos salvar mais vidas”.

Já Jesús Ponce, presidente da Fundação AstraZeneca explica que “a FAZ tem como missão apoiar a investigação científica contribuindo para a formação dos profissionais de saúde e para a produção de informação de qualidade, pelo que o lançamento do “Prémio FAZ Ciência” na área da Imuno-Oncologia é para nós uma iniciativa prioritária. Acreditamos que em Portugal se faz investigação científica de grande qualidade, que merece ser distinguida e apoiada”.

O prémio será entregue em março de 2018.

Mais informação em https://www.sponcologia.pt