País

Ordem dos Médicos Veterinários disponibiliza ajuda a animais vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

None

A Ordem dos Médicos Veterinários veio a público manifestar a sua solidariedade e ajuda às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, disponibilizando apoio a todos os animais que estejam directa ou indirectamente envolvidos na catástrofe.

Nesse sentido, “foram atempadamente colocados à disposição das entidades competentes os meios materiais e humanos considerados necessários, tendo sido já facultados medicamentos e alimentação para animais de companhia e de produção, no sentido de minimizar as consequências do incêndio”, refere uma nota da Ordem.

Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, refere que “os médicos veterinários, uma classe já de si solidária, vem manifestar a sua ajuda e apoio perante uma tragédia desta dimensão”. E complementa: “Lamentamos profundamente a perda das 64 vidas humanas que ocorreu na sequência dos incêndios iniciados em Pedrogão Grande. Esta tragédia atingiu também muitos animais e pretendemos evitar mais perdas prestando todo o apoio e auxílio que esteja ao nosso alcance.”

Actualmente não existem procedimentos estabelecidos em casos de catástrofes para os animais, o que dificulta o apoio às vítimas. “Esta situação demonstra a necessidade de se começar a pensar em procedimentos que facilitem o processo de ajuda aos animais em casos de catástrofe, uma vez que hoje, nada está previsto nesse sentido.”, remata Jorge Cid.

A assistência aos animais está a ser coordenada através do Conselho Regional do Centro da OMV, com a Protecção Civil local, Santa Casa da Misericórdia e vários profissionais da região, nomeadamente Médicos Veterinários Municipais, Médicos veterinários dos Centros de Atendimento Médico Veterinários e das Organizações de Produtores Pecuários.