País

Número de ocorrências devido ao mau tempo ascende às 225

Seis distritos do Continente permanecem sob aviso laranja por causa do estado do mar, até meio do dia de hoje

Além de quedas de árvores, a Protecção Civil registou também quedas de pequenas estruturas e pequenas inundações. FOTO LUSA
Além de quedas de árvores, a Protecção Civil registou também quedas de pequenas estruturas e pequenas inundações. FOTO LUSA

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou desde a tarde de terça-feira um total de 225 ocorrências, sobretudo quedas de árvores por causa do vento, e os distritos mais afectados são Coimbra, Aveiro e Viseu.

Segundo disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira, da ANPC, “desde as 15 horas de dia 26, que foi o inicio do estado alerta especial, até às 6 horas de hoje, tivemos no total 225 ocorrências, sendo que maioritariamente temos quedas de árvores”, com 81 casos.

“Os distritos mais afectados, tal como já tinha vindo a acontecer durante o dia ontem [terça-feira], são Coimbra, Aveiro e Viseu”, explicou.

O responsável acrescentou ainda que, além de quedas de árvores, foram também registadas quedas de pequenas estruturas e pequenas inundações.

Com o vento a abrandar, seis distritos permanecem sob aviso laranja, o segundo mais grave, mas por causa do estado do mar, até meio do dia de hoje.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso laranja até às 14h59, por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, com previsão de ondas de noroeste que podem atingir uma altura máxima de 10 metros.

O estado do mar obrigou também a encerrar as barras nas capitanias dos portos de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Nazaré e Cascais, segundo a Marinha.

Estes avisos laranja por causa da agitação marítima vão passar progressivamente a amarelo (um nível abaixo), abrangendo também outros distritos até meio do dia de quinta-feira.

De acordo com o IPMA, estarão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima os distritos de Faro e Beja (até às 3h59 de quinta-feira), Lisboa e Setúbal (até às 5h59) e Viana do Castelo, Porto, Leiria, Aveiro Coimbra e Braga (até às 11h59).

Por causa da agitação marítima, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram na segunda-feira para as eventuais consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa.

A Marinha recomenda à população que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Já aos pescadores lúdicos de pesca à cana a Marinha aconselha cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.