País

Norte-americanos já são principal mercado estrangeiro das Pousadas

None

Os portugueses continuam a ser os principais clientes do Grupo Pestana Pousadas, mas perderam peso em 2017, tendo-se destacado o mercado norte-americano como aquele que apresentou o maior crescimento e atingindo o lugar cimeiro entre os estrangeiros.

Em entrevista à Lusa, o presidente do grupo Pestana Pousadas, Luís Castanheira Lopes, disse que no ano passado a taxa de ocupação das pousadas “subiu para cerca de 60% e muito também por causa da alteração do perfil dos mercados”.

Facto é que o mercado português continua a ser o principal, mas perdeu peso: passou para 27%, sendo os restantes 73% de clientes oriundos do estrangeiro.

“Os portugueses diminuíram percentualmente, em número absoluto não, e o mercado que está a ganhar prevalência é o americano, cujas estadas não são de fim de semana. Temos duas sazonalidades - a do inverno e a de fim de semana/semana - e estes mercados internacionais permitem atenuar a falta de portugueses durante a semana”, explicou Castanheira Lopes.

O mercado dos EUA foi, assim, o que mais cresceu e é o primeiro estrangeiro, com 11% de quota. Seguem-se o inglês (10%), o alemão (7,5%), o francês (7%) e o espanhol (6,1%). Estes cinco mercados representam 45% dos clientes estrangeiros do grupo.

Questionado sobre a descida dos espanhóis, um mercado natural, o responsável refere que “este [tal como o português] não desceu em número de clientes, perdeu sim quota devido ao crescimento dos outros”.

“Por isso, é que digo que há uma alteração do perfil dos nossos mercados”, acrescentou.

Já sobre o acordo que chegou a ser apresentado com os Paradores Nacionais de Turismo em Espanha, disse que este “nunca chegou a ser formalizado” e que, neste momento - apesar de achar uma boa ideia -, não se está a trabalhar nisso.

Em 2017, o grupo obteve 433 mil hóspedes, mais 4,5% do que em 2016.