País

Muita chuva pelo menos até quinta-feira

Instituto do Mar e da Atmosfera colocou a Região sob aviso laranja até às 12 horas de hoje

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de hoje na região sul, estendendo-se depois até sábado ao norte e centro, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada, adiantando estar também prevista uma descida das temperaturas.

Na Madeira, a chuva prolonga-se desde ontem, continuou pela noite dentro e começa esta manhã de quarta-feira com bastante intensidade, as ribeiras ‘carregadas’ de água e lama. Chove por todo o arquipélago. Aconselha-se prudência nas estradas para quem tem de se deslocar para o trabalho e para a escola.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje e quinta-feira há apenas possibilidade de chuva fraca na região sul do país, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.

“Hoje vamos ter, relativamente ao dia de ontem [terça-feira], uma pequena descida dos valores da temperatura em particular nas regiões do norte e centro e em especial nas regiões do interior. O vento vai soprar moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso”, disse.

Maria João Frada adiantou que hoje e quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada na região sul [baixo Alentejo e Algarve], onde há possibilidade de chuva fraca.

“Na sexta-feira é mais certo. Vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira”, salientou.

Aviso laranja até às 12h00 de hoje