País

MNE português diz que Assembleia Geral da ONU trouxe “boas notícias”

Fotos Lusa
Fotos Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que a Assembleia Geral da ONU trouxe “boas notícias” para a relação entre a organização e o presidente dos EUA, Donald J. Trump.

“Houve bastantes boas notícias porque as propostas do secretário-geral para as Nações Unidas foram convictamente apoiadas por mais de 120 países, entre os quais se incluiu desde a primeira hora Portugal, e com o especial significado de um desses países ser os EUA, que fizeram questão de promover eles próprios uma reunião de apoio às propostas reformistas do engenheiro António Guterres”, explicou o ministro em entrevista à agência Lusa.

Em relação às posições tomadas por Donald Trump no seu discurso na Assembleia Geral, em que prometeu “destruir totalmente” a Coreia do Norte, Augusto Santos Silva disse que “no que diz respeito à forma como vemos o multilateralismo há diferenças claras entre a posição da administração americana e a posição que caracteriza todos os países europeus, não só Portugal.”

“Evidentemente que essa é uma dificuldade que se tem sentido desde janeiro, que tem sido gerida com compreensão por parte a parte, mas que é uma dificuldade”, acrescentou.

Augusto Santos Silva destacou ainda o discurso do primeiro-ministro António Costa, que aconteceu na quarta-feira, e que o ministro entende ter sido “claro em duas questões essenciais”: colocar Portugal “do lado dos países que, inequivocamente, apoiam o modo multilateralista de procurar resolver os conflitos” e, segundo, definir as duas prioridades do país na ONU.

“Uma [das prioridades] é a nossa contribuição para as operações de paz e de estabilização, e a outra a nossa participação, no quadro da Agenda do Clima e da Agenda do Desenvolvimento Sustentável, com particular realce para a Agenda dos Oceanos”, destacou.