País

Missão continente financia projectos nacionais na área da alimentação

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Novembro através do site www.missao.continente.pt

None

Já está aberto o prazo de inscrição dos projectos para o Donativo Missão Continente 2018 e podem inscrever-se todas as entidades nacionais sem fins lucrativos, privadas ou públicas, cujos projectos se foquem num ou mais dos três temas abrangentes relacionados ao tema da alimentação: alimentação saudável, desperdício alimentar e inclusão social.

Depois de na edição anterior terem sido distribuídos 330.000€ por 22 projectos vencedores, escolhidos entre 333 candidaturas, a iniciativa da Missão Continente volta a apoiar ideias que contribuam, por exemplo, para a educação, sensibilização e capacitação na área da nutrição saudável, integração social e profissional, melhoria das condições de vida e do acesso a alimentos, combate ao desperdício alimentar ou promoção da qualidade e segurança alimentar.

Os projectos podem ser dirigidos a diferentes faixas etárias e perfis de beneficiários.

O júri será composto pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, a Direção-Geral da Saúde e o Continente para uma avaliação global dos projectos e contará, também, com entidades especialistas como o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial para a avaliação dos projetos respeitantes às áreas da alimentação saudável, do desperdício alimentar e da inclusão social.

O valor do apoio será angariado através da venda dos presentes solidários da Missão Continente disponíveis em todas as lojas Continente a partir de Novembro.

Os projectos serão avaliados de acordo com a relevância, coerência e sustentabilidade do projecto, bem como a adequação ao público alvo e respectivas estratégias de avaliação de resultados do mesmo que resultará de uma ponderação entre 90% da avaliação do júri e 10% da votação do público online no site.

Os vencedores serão anunciados em março de 2019 e o respectivo donativo entregue às instituições até Julho do mesmo ano.

Alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Missão Continente continua assim a promover o desenvolvimento de projectos e iniciativas que sejam inovadores e que vão ao encontro das necessidades da sociedade actual, tendo a sensibilização e mobilização como seu foco central de actuação.