País

Ministério emite nota em que anuncia que greve do SEF será desconvocada

None

O Ministério da Administração Interna emitiu uma nota em que informa que a greve dos investigadoeres do SEF deverá ser desconvocada, depois de uma reunião com os representantes sindicais.

“Após reunião realizada, hoje, com o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, foi possível aproximar as posições do Governo e daquele Sindicato, pelo que a greve anunciada será desconvocada.

O Sindicato entendeu os esforços realizados no sentido de reforçar os recursos humanos do SEF, nomeadamente através da autorização, hoje concedida pelo Ministério das Finanças, para a abertura de um procedimento concursal com vista ao recrutamento externo de 100 novos inspectores, que acresce ao concurso interno que já permitiu este ano dotar o SEF de 45 novos inspetores. A este concurso juntam-se outros dois, de 45 elementos cada, com os quais o SEF vai ver reforçado o seu quadro de pessoal da CIF em 235 novos inspectores”, refere o gabinte de Constança Urbano de Sousa.

Quanto à Portaria de Prevenção e Piquete, por razões legais não pode ser agora aprovada, mas no quadro da Lei do Orçamento de Estado para 2018, o Governo proporá à Assembleia da República o desbloqueamento da limitação legal. Em relação ao estatuto, refere o ministério, o início das negociações terá lugar, nos termos da lei, a partir do final do próximo mês.