País

Meia centena de adegas portugueses divulgam vinho português em Madrid

None

Cerca de 50 adegas portugueses provenientes de 12 regiões com denominações de origem estão hoje em Madrid a apresentar os seus vinhos a mais de 800 profissionais espanhóis inscritos na segunda edição do Portugal Decanta.

“É um desafio difícil porque estamos a promover grandes vinhos num país que também produz grandes vinhos”, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Menezes.

Espanha foi em 2016 o 12.º maior comprador de vinhos portugueses, sendo responsável por 19 milhões de euros de compras e 2,5% das vendas, segundo dados fornecidos pelo organismo de promoção comercial de Portugal no estrangeiro, AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Portugal aumentou em 25% as vendas a Espanha em 2016 em relação ao ano anterior, um resultado considerado “muito encorajador” por Ribeiro de Menezes.

“Acho que há espaço para haver uma grande expansão dos vinhos portugueses em Espanha”, disse um dos organizadores da mostra de vinhos portugueses, Rui Fernandes, acrescentando que é importante dar a conhecer o vinho português aos profissionais espanhóis do ramo.

Para o gestor de enologia de uma das adegas presentes Hamilton Reis, apresentações como as da Portugal Decanta “são essenciais” para penetrar num “mercado bairrista, como é o de qualquer país produtor de vinhos”.

“Portugal está na moda, agora em Espanha, e temos de aproveitar”, resumiu Hamilton Reis.

A primeira edição da Portugal Decanta teve lugar em 2015 nas instalações da embaixada de Portugal em Espanha, e a edição deste ano realiza-se num hotel no centro de Madrid.