País

Marcelo Rebelo de Sousa defende “aposta reforçada no ensino profissional”

None

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que Portugal deve fazer uma “aposta reforçada no ensino profissional”, que apontou como condição fundamental para a diminuição do abandono escolar.

“Esgotado o impacto da ampliação da obrigatoriedade escolar, o combate ao abandono, essencial para garantir a universalização do ensino secundário, fica dependente da expansão do ensino profissional. Sem uma aposta decisiva nesta modalidade, o país não cumprirá a meta europeia à qual se vinculou: diminuir para 10% a taxa de abandono escolar até 2020”, afirmou.

O chefe de Estado, que falava na abertura do 7.º Congresso da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, considerou que é preciso “eliminar o que resta de preconceito” em relação ao ensino profissional.

“O ensino profissional não pode ser visto como um ensino de segunda oportunidade, um ensino para os mais carenciados, um caminho a percorrer pelos alunos do insucesso escolar. Esta explicação está ultrapassada. A meu ver nunca teve razão de ser, corresponde a um preconceito social, e os jovens que o digam, e os professores que o digam, e a sociedade que o proclame permanentemente”, afirmou.