País

Mais de 2.300 bombeiros e 854 veiculos combatem fogos em Pedrógão Grande e em Góis

Foto Rui Oliveira/Global Imagens
Foto Rui Oliveira/Global Imagens

Os principais incêndios florestais que lavram nos concelhos de Pedrógão Grande (Leiria) e Góis (Coimbra) estavam, às 23:00 de hoje, a ser combatidos por mais de 2.300 operacionais, apoiados por 854 meios terrestres, segundo a Proteção Civil.

Além destes dois grandes incêndios nos distritos de Leiria e de Coimbra, está em curso (incêndio em evolução sem limitação de área) um fogo em Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém, que deflagrou pelas 20:00 de hoje e que está a ser combatido por 121 bombeiros e 34 veículos, de acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

Em curso desde as 15:00 de sábado, o incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, mobilizava, às 23:00 de hoje, 1.170 efetivos dos bombeiros e 418 viaturas.

Já em estado de resolução (incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido), o fogo em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, encontra-se a ser combatido por 1.202 operacionais, apoiados por 436 veículos.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e foi dado como dominado na tarde de hoje provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

O fogo começou em Escalos Fundeiros e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria. Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

Este incêndio já consumiu cerca de 30.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Segundo a informação da Proteção Civil, o fogo no concelho de Penela, no distrito de Coimbra, que deflagrou às 21:15 de sábado, está em fase de conclusão (incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio), mobilizando 129 bombeiros e 45 meios terrestes.

Além destes quatro grandes incêndios nos distritos de Leiria e de Coimbra, existem 23 fogos de menor dimensão a ser combatidos em Portugal, dispersos por diversos distritos.

Segundo dados da Proteção Civil, os 23 incêndios de menor dimensão localizam-se nos distritos de Braga (1), Bragança (7), Castelo Branco (4), Faro (1), Leiria (1), Portalegre (1), Santarém (2), Viana do Castelo (1), Vila Real (4) e Viseu (1).