Lançamento da primeira plataforma ‘on-line’ de Saúde Mental e Neurológica em Portugal

19 Jul 2017 / 10:54 H.

No Dia Mundial do Cérebro, próximo sábado, dia 22, será lançada a Plataforma de Saúde Mental e Neurológica. A primeira plataforma ‘on-line’ ficará activa para o público em geral nesse mesmo dia agregando informação fidedigna sobre a área da saúde mental e neurológica, mapeará as respostas existentes desta área, a nível nacional, e cuja acção resulta de uma vasta rede de parceiros do terceiro sector.

Este é um projecto de inovação social na área da saúde mental e neurológica, promovido pela Sentido de Si, Associação de Saúde Mental em parceria com a empresa tecnológica GoUpBuzz.

Esta plataforma responde à necessidade de dar a conhecer as respostas, e projectos, existentes a nível nacional na área da saúde mental e neurológica, tornando-se a primeira, e única, plataforma ‘on-line’ em Portugal, que agrega e disponibiliza, de forma privilegiada, informação, recursos e um motor de pesquisa com as respostas do terceiro sector, a nível nacional, da área da saúde mental e neurológica. A sua actividade será dinamizada pela Comissão Científica, da qual fazem parte entidades e personalidades de renome, e da vasta rede de parceiros.

A inauguração será enriquecida com a comemoração do Dia Mundial do Cérebro, em parceria com a ‘World Federation of Neurology’.

A plataforma estará disponível no site www.saudementalpt.pt e pode ser consultada por qualquer utilizador, de forma simples e gratuita. Os utilizadores registados podem por sua vez usufruir de funcionadas específicas e especializadas, de acordo com o seu perfil e necessidades.

O objectivo da plataforma é dotar o cidadão, e o cidadão com experiência em doença mental ou com qualquer afectação neurológica (o doente e/ou o cuidador) de informação, de forma a potenciar respostas mais atempadas e eficientes na promoção da saúde e bem-estar mental e neurológica.

O projecto conta já com mais de 300 pessoas pré-inscritas, mais de 15 elementos na Comissão Científica (entre entidades e profissionais) e com mais de 40 entidades parceiras, integradas no ‘mapa’ nacional de entidades e apresentadas nas diferentes páginas da plataforma. Mais de 40 recursos (nacionais e internacionais) sobre esta área da saúde apoiam a literacia em saúde mental e neurológica.

Outras Notícias