País

Grupo espanhol reforça meios no combate ao fogo na Guarda

As chamas começaram na segunda-feira em Rochoso, no concelho da Guarda, e evoluíram para os concelhos vizinhos de Almeida, Pinhel e Sabugal.
As chamas começaram na segunda-feira em Rochoso, no concelho da Guarda, e evoluíram para os concelhos vizinhos de Almeida, Pinhel e Sabugal.

Um grupo espanhol com 50 homens, oriundo da Galiza, vai reforçar hoje os meios que estão envolvidos no combate ao incêndio na região da Guarda, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.

“Os trabalhos de combate estão a decorrer favoravelmente com três meios aéreos no terreno e está a chegar [ao local] um grupo espanhol [de combate a incêndios] com 50 homens”, disse a fonte do CDOS pelas 10:00.

Segundo o CDOS da Guarda, as chamas, que começaram na segunda-feira pelas 13:15 em Rochoso, no concelho da Guarda, e evoluíram para os concelhos vizinhos de Almeida, Pinhel e Sabugal, estão neste momento com três frentes ativas.

Devido ao incêndio, pelas 10:00 estava cortada a circulação ferroviária na Linha da Beira Alta, entre a Guarda e Vilar Formoso, indicou.

Pelas 10:10 o fogo rural estava a ser combatido por 323 operacionais e 110 viaturas e três meios aéreos, segundo informação disponibilizada na página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

No distrito da Guarda regista-se outro incêndio, em Murça, Vila Nova de Foz Côa, que envolve no seu combate 40 homens, dez viaturas e um meio aéreo.