País

Governo quer intensificar fiscalização à segurança privada

O Conselho de Segurança Privada de hoje aprovou o relatório anual de segurança privada de 2016.
O Conselho de Segurança Privada de hoje aprovou o relatório anual de segurança privada de 2016.

O Governo quer intensificar a fiscalização à segurança privada e definir requisitos que podem levar à suspensão provisória de empresas ou dos profissionais no âmbito da revisão da lei, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

“Temos que intensificar uma actividade fiscalizadora que tenha em conta não aspectos formais, que são relevantes, mas não são essenciais, mas sim que tenha em conta aquilo que é a substância da forma como é exercida esta actividade nos seus vários sectores”, disse aos jornalistas Eduardo Cabrita, no final da reunião do Conselho de Segurança Privada.

O ministro, que tenciona levar à Assembleia da República, no início de 2018, as alterações à lei de segurança privada, adiantou que vão ser revistos “os rácios entre pessoal de segurança privada e o nível da frequência das instalações” onde é prestado o serviço.

“Iremos ter em conta as características diferenciadas da segurança privada num edifício de escritórios, num estabelecimento de diversão nocturna ou sector financeiro”, afirmou.

Eduardo Cabrita avançou também que, no âmbito das alterações à lei de segurança privada, será definido “um conjunto de requisitos que poderão, verificadas circunstâncias graves, determinar provisoriamente, quer a suspensão da actividade de empresas, quer a suspensão da actividade por parte de profissionais”.

O ministro sublinhou que a revisão da lei deve apostar “numa intervenção que tenha em conta a clara distinção do que é a intervenção da segurança pública e as competências da segurança privada”.

O governante sustentou igualmente que é necessário “intensificar a responsabilização conjugada” das empresas de segurança privada e daquelas que contratam estes serviços.

O Conselho de Segurança Privada de hoje aprovou o relatório anual de segurança privada de 2016, fez uma análise da situação da actividade e apreciou as linhas de alterações à lei de segurança privada de 2013.

Integram o Conselho de Segurança Privada - um órgão de consulta do ministro da Administração Interna - os directores nacional da PSP, SEF e PJ, a inspetora-geral da IGAI, o comandante-geral da GNR, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, o secretário-geral do MAI, representantes das associações das empresas de segurança (Associação de Empresas de Segurança e Associação Nacional de Empresas de Segurança) e das associações de profissionais (Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria e Vigilância, Domésticas e Actividades Diversas e Sindicato dos Trabalhadores Técnicos de Serviços).

Estiveram também presentes na reunião de hoje representantes da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, da Associação Portuguesa de Segurança, da Associação de Directores de Segurança de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da Associação Portuguesa de Bancos, do Banco de Portugal e da Imprensa Nacional Casa da Moeda.