País

Fernando Negrão foi declarado eleito líder parlamentar do PSD com 39,7% dos votos

None

O deputado Fernando Negrão conseguiu hoje apenas 39,7% dos votos para a liderança parlamentar do PSD, correspondente a 35 votos favoráveis, 32 brancos e 21 nulos, tendo votado 88 dos 89 parlamentares sociais-democratas.

“Foi eleito o deputado Fernando Negrão para líder do grupo parlamentar com 39,7%”, refere a ata da eleição lida pela assessora do grupo parlamentar do PSD.

De acordo com o regulamento interno do grupo parlamentar, “a Direcção é eleita pelo método maioritário, com o mandato de duas sessões legislativas”.

Durante a tarde, os jornalistas tentaram esclarecer se este artigo significa que basta um voto a um candidato único para ser eleito ou se é necessário o voto favorável de metade de mais um dos deputados. No entanto, as interpretações dividem-se entre os próprios deputados sociais-democratas.

Este resultado significa que Fernando Negrão teve ainda menos votos do que a totalidade dos deputados que integravam as suas listas, compostas por 37 parlamentares, entre sete vice-presidentes, três secretários, 12 coordenadores e 14 vice-coordenadores.

Na quarta-feira, Negrão recusou colocar uma fasquia para assumir o cargo, dizendo que depois dos resultados faria a sua leitura e “tiraria as consequências”.

Apenas o deputado Pedro Pinto não votou, tal como já tinha admitido na reunião do grupo em que foram anunciadas eleições antecipadas.

Fernando Negrão foi o único candidato à sucessão de Hugo Soares, que convocou eleições antecipadas para a liderança parlamentar depois de o novo presidente do PSD, Rui Rio, lhe ter transmitido a vontade de trabalhar com outra direção de bancada.

Negrão apresentou uma lista de apenas sete vice-presidentes, contra os 12 anteriores, cinco dos quais foram apoiantes de Rui Rio.

Hugo Soares tinha sido eleito líder parlamentar em 19 de julho do ano passado com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo.A deputada eleita pela Madeira, Rubina Berardo, vai ser uma das vice-presidentes da bancada parlamentar.