Ex-responsável pelo Comando Regional da Madeira é o novo comandante da PSP do Porto

Porto /
29 Ago 2018 / 17:39 H.

O superintendente-chefe Paulo Manuel Pereira Lucas é o novo comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, tomando posse na quinta-feira de manhã, anunciou hoje esta força policial em comunicado.

Paulo Lucas, de 51 anos, é natural de Fátima e vem substituir o superintendente-chefe Miguel Mendes, de 58 anos, até então no cargo e que, agora, foi destacado para uma missão em Timor-Leste.

O novo comandante já exerceu o cargo de director nacional adjunto da Unidade Orgânica de Operações e Segurança, da Direcção Nacional da PSP, e funções de secretário-geral adjunto do Sistema de Segurança Interna.

É licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, antiga Escola Superior de Polícia, possuindo ainda uma pós-graduação em gestão civil de crises pela mesma instituição.

Paulo Lucas foi ainda comandante do Comando Regional da Madeira, director do Departamento de Operações da Direção Nacional, chefe do Núcleo de Informações do Comando Metropolitano de Lisboa e coordenador de Área e docente na Escola Prática de Polícia.

Em termos de formação profissional destaque para a frequência do Leaders Program in Advanced Security Studies, ministrado pelo George C. Marshall European Center for Security Studies, do curso TOPSOPC XII - Top Senior Police Officers Course, promovido pela Academia Europeia de Polícia -- CEPOL, do Public Order and Crowd Management, do CEPOL, do curso de Direção e Estratégia Policial (CDEP), do curso de Hostage Negotiator’s, ministrado pela Polícia Metropolitana de Londres e do curso de Especialização de Oficiais em Educação Física, pelo CEFA-Armada.

O novo comandante é também autor de alguns artigos e de intervenções em conferências sobre temas como o direito de reunião e manifestação, sistema de segurança interna, modelo de organização da investigação criminal, ordem pública, planeamento e segurança de grandes eventos.

A cerimónia de tomada de posse está agendada para quinta-feira, às 11 horas, na sede do comando metropolitano, e será presidida pelo director nacional da PSP, superintendente-chefe Luís Manuel Peça Farinha.

Outras Notícias