País

Eucalipto continua em expansão em Portugal denuncia a Quercus

O Governo comprometeu-se a travar a expansão desta espécie em Portugal. Todavia, o número de licenciamentos à plantação de novos eucaliptais aumentou. FOTO DR
O Governo comprometeu-se a travar a expansão desta espécie em Portugal. Todavia, o número de licenciamentos à plantação de novos eucaliptais aumentou. FOTO DR

Num comunicado enviado à imprensa a QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza), juntamente com a ACRÉSCIMO (Associação de Promoção ao Investimento Florestal), denunciaram um aumentado das autorizações para novas plantações de eucalipto em Portugal, a despeito dos compromissos assumidos pelo actual Governo.

“Desde a entrada em vigor da “Lei que liberaliza a plantação de eucaliptos”, em Outubro de 2013, até 30 de Junho de 2017, a área ocupada por esta espécie exótica em Portugal registou um aumento próximo da superfície da cidade de Lisboa. Na distribuição por Governos, constata-se que no Governo anterior foram autorizados 43% das novas plantações de eucalipto, sendo que o actual Governo é responsável, só até ao final do primeiro semestre do presente ano, por 57% da expansão legal desta espécie exótica em Portugal”, explica a mesma nota.

E frisa: “Há que relembrar que o Governo em funções se comprometeu a travar a expansão desta espécie em Portugal. Todavia, regista um acréscimo significativo face aos licenciamentos atribuídos pelo Governo anterior”.

A QUERCUS e a ACRÉSCIMO relembram ainda que o actual Governo se comprometeu a revogar o Decreto-lei n.º 96/2013, de 19 de Julho, que institui o regime jurídico das acções de arborização e rearborização (RJAAR). Contudo, ficou por uma “mera alteração” que “proíbe as arborizações com eucalipto, em áreas superiores a 0,5 hectares, mas só entrará em vigor a meados de fevereiro de 2018”.

As associações mostram-se “seriamente preocupadas com uma previsível ‘corrida’ à plantação de novos eucaliptais antes da entrada em vigor da nova legislação”.