Estabelecimentos prisionais vão receber cerca de mil novos equipamentos rádio

Lisboa /
29 Set 2017 / 16:15 H.

Cerca de mil novos equipamentos rádio vão ser entregues a todos os estabelecimentos prisionais, aumentando em mais de 50% os meios existentes, anunciou hoje a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo a DGRSP, a entrega do equipamento decorre no âmbito do processo de modernização tecnológica dos meios do Corpo da Guarda Prisional e vai permitir melhorar “de forma significativa” a qualidade e capacidade de comunicação.

“Será possível interligar os estabelecimentos prisionais e as viaturas celulares e dotar de capacidades acrescidas as redes internas dos estabelecimentos e a rede de emergência do GISP (Grupo de Intervenção de Segurança Prisional)”, lê-se no comunicado enviado pela Direcção-Geral.

Os novos equipamentos vão melhorar, segundo a DGRSP, o nível funcional de todas as redes rádio existentes, permitindo também a ligação à Rede Nacional de Emergência e Segurança e um contacto permanente com todas as forças de segurança.

Segundo o comunicado, até ao final do próximo ano, todos os estabelecimentos prisionais vão estar dotados com os meios “adequados ao cumprimento das suas missões, com uma funcionalidade, área de cobertura e interoperabilidade entre redes excelentes”.

Considerando-os instrumentos importantes para as várias tarefas que implicam a coordenação, comando e controlo em tempo real, a DGRSP acrescenta ainda que a aquisição e distribuição dos novos equipamentos é a concretização de um “objetivo de décadas”.

A cerimónia de entrega de equipamentos decorre no dia 2 de Outubro no Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde estará também presente a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro.

Outras Notícias