País

Ecopilhas dá dicas para reduzir pegada ecológica dos portugueses este Natal

None

O Natal é uma época do ano mágica, mas que está igualmente associada ao consumo exagerado e consequente produção de resíduos, resultado de todos os eventos, prendas e comemorações que fazem parte deste mês. Para evitar o aumento da pegada ecológica dos portugueses nesta época, a Ecopilhas, a entidade privada que tem como missão a gestão do sistema integrado exclusivamente dedicado à recolha de pilhas e baterias usadas, deixa um conjunto de conselhos e dicas úteis.

Pilhas e baterias usadas no pilhão

Seja nos brinquedos, telecomandos, computadores portáteis, telemóveis ou relógios, as pilhas usadas devem ter um destino adequado. Há mais de 20.000 Pilhões em todo o País onde pode colocar este tipo de resíduos. Até 31 de Dezembro, ao entregar as pilhas e baterias usadas estará também a contribuir para ajudar o Instituto Português de Oncologia de Lisboa na aquisição de um aparelho de diagnóstico. Para saber exactamente onde estão os Pilhões onde pode contribuir para o IPO, faça o download da App Ecopilhas.

Pilhas novas, onde guardar

Não exponha as pilhas e baterias a grandes diferenças de temperatura, armazene-as em locais secos, frescos e arejados. Quando estiverem usadas e sem energia, coloque-as no Pilhão e garanta a sua reciclagem.

Evite guardar aparelhos com pilhas

Vai colocar alguns aparelhos na arrecadação? Retire as pilhas dos aparelhos que não estão a uso. Esta medida irá evitar a descarga das pilhas e proteger os seus aparelhos de um eventual derrame das próprias pilhas.

Teste as pilhas antes de as colocar no pilhão

As pilhas usadas podem ainda ter energia para fazerem funcionar aparelhos com menos exigência energética. Teste as pilhas usadas em aparelhos diferentes dos que estiveram até então. Evite o desperdício.

Pilhas recarregáveis. Quando usar?

Em todos os aparelhos de alto consumo de energia e utilização constante, como os brinquedos ou as máquinas fotográficas, aconselha-se o uso de pilhas recarregáveis. Estará a proteger o ambiente e a sua carteira. Quando deixarem de carregar, coloque-as no Pilhão para assegurar o destino mais adequado: a reciclagem.

Substituição das pilhas usadas por pilhas novas

Não misture pilhas usadas com pilhas que ainda não foram utilizadas pois provoca um acentuado desgaste das pilhas que são novas, levando a que o conjunto de pilhas se consuma mais rapidamente.