País

Cinco ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à agitação marítima

None

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo cinco ilhas dos Açores devido à previsão de agitação marítima até às 06:00 de terça-feira.

Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, o aviso vigora para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico até às 06:00 de terça-feira e não de quarta-feira como inicialmente anunciou.

O aviso é justificado devido à verificação de ondas no grupo central do arquipélago dos Açores “com uma altura significativa superior a seis metros”.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de três, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Hoje, a forte ondulação provocou danos na Madalena, na ilha do Pico, e obrigou ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais.

O IPMA informou que a ondulação atingiu os 13 metros, situação que “não estava prevista” e que foi “invulgar”.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a forte ondulação motivou o encerramento de vias nos concelhos da Madalena e São Roque do Pico, na Horta, ilha do Faial, e Praia da Vitória, na Terceira.

“Face aos acontecimentos registados foram colocados em prevenção os corpos de bombeiros do grupo central e informados os serviços municipais na área da proteção civil”, refere aquele serviço.

Segundo a Proteção Civil dos Açores, “as ocorrências que originaram danos materiais registaram-se no concelho da Madalena, nomeadamente no molhe do porto comercial, em algumas habitações, num estabelecimento comercial e em espaços de lazer e turísticos situados junto à orla marítima”.

O município de Santa Cruz da Graciosa informou entretanto que, devido às condições adversas do mar, será encerrada a rua do Mar até terça-feira de manhã.