País

Cerca de 200 polícias protestaram em Lisboa

Delegação da ASPP-Madeira esteve presente no protesto

A delegação da Madeira da ASPP/PSP esteve presente no protesto.
A delegação da Madeira da ASPP/PSP esteve presente no protesto.

Cerca de duas centenas de polícias estiveram presentes na tarde de ontem num “desfile de protesto”, em Lisboa, que serviu para entregar ao primeiro-ministro um documento reivindicativo com os principais problemas do sector. Uma acção organizada pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) que teve a participação de dirigentes da delegação regional.

Antes do desfile de protesto, que se realizou entre o Jardim de Santos e a residência do primeiro-ministro, os delegados e dirigentes daquela associação participaram numa assembleia-geral onde foi aprovado o referido documento reivindicativo.

Segundo o presidente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues, entre as principais reivindicações está a conclusão dos concursos de promoção de polícias, abertos em 2016 para todas as categorias, a publicação das listas de antiguidades e dos 800 profissionais que reúnem os requisitos para a pré-aposentação.

O dirigente acrescentou que os polícias exigem também o cumprimento na totalidade do estatuto profissional da PSP, como a “rápida homologação das avaliações de 2016”, uma vez que o aumento dos dias de férias só se pode concretizar através desta via.

A ASP/PSP exige que o Governo resolva estas situações até o próximo mês de Junho; se tal não acontecer, Paulo Rodrigues admite que serão desencadeadas várias ações de luta, que poderá, inclusivamente, passar por uma grande manifestação de polícias.

Na lista de reivindicações estão ainda questões operacionais, nomeadamente a falta de equipamentos, de viaturas e ainda de condições nas instalações policiais, que a ASPP/PSP quer ver solucionadas durante o ano de 2017.