País

Centeno é “uma candidatura forte” ao Eurogrupo, diz Marcelo

O Presidente da República aconselhou, porém, a baixar expectativas para evitar desilusões.
O Presidente da República aconselhou, porém, a baixar expectativas para evitar desilusões.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que o ministro das Finanças, Mário Centeno, “é um grande nome” e “uma candidatura forte” à presidência do Eurogrupo, mas aconselhou a baixar expectativas para evitar desilusões.

Há uma semana, numa cimeira europeia em Gotemburgo, na Suécia, o primeiro-ministro, António Costa, manteve a incógnita em torno da eventual candidatura do ministro das Finanças à presidência do Eurogrupo, afirmando que a decisão pode ser tomada até 30 de Novembro e será tomada “no momento próprio”.

Hoje, em declarações aos jornalistas no bairro da Cova da Moura, na Amadora, Marcelo Rebelo de Sousa pareceu dar como certo que Mário Centeno será candidato, considerando que “é um grande nome” e que “a candidatura é, de facto, é uma candidatura forte”.

“Agora, qual será o resultado, vamos ver. Vamos ver. Eu não gosto de elevar expectativas. Eu tenho uma posição na vida que é baixar expectativas. E, depois, se corre bem, grande alegria”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu na ideia de que “quem eleva muito as expectativas, depois tem desilusões”, acrescentando: “Devemos dispensar desilusões. A vida já é tão complicada que não vale a pena elevar muito as expectativas”.