País

Cavaco nunca se apercebeu de “actuação legalmente menos correcta” de Sócrates

None

O ex-Presidente da República Cavaco Silva admitiu hoje ter ficado “totalmente surpreendido” com o envolvimento do antigo primeiro-ministro José Sócrates num processo judicial, garantindo que nas reuniões que mantiveram nunca se apercebeu de “qualquer actuação legalmente menos correcta”.

“Eu não tenho acompanhado esse processo, mas, digo-lhe, fiquei totalmente surpreendido”, afirmou Aníbal Cavaco Silva, numa entrevista à RTP1 quando questionado sobre José Sócrates ter sido detido preventivamente em 2014 e existir a suspeita da “prática de crimes graves”.

Escusando-se a comentar o caso porque não tem acompanhado a matéria “a não ser pelos títulos demasiado grandes que aparecem em alguma comunicação social”, Cavaco Silva disse, contudo, que no decurso das reuniões que teve “com o primeiro-ministro do XVIII Governo Constitucional” nunca se apercebeu “de qualquer atuação legalmente menos correcta”.

José Sócrates foi preso preventivamente em novembro de 2014, mais de três anos e meio depois de ter deixado o Governo. O antigo primeiro-ministro esteve preso preventivamente mais de nove meses e está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.