País

Bragança vai continuar a reivindicar ligação a Espanha por Puebla de Sanábria

None

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, prometeu continuar a reivindicar uma nova ligação a Espanha, através de Puebla de Sanábria, no novo mandato que iniciou hoje.

No discurso de tomada de posse, o reeleito autarca social-democrata afirmou que continuará a reivindicar do Governo central a estrada de pouco mais de 30 quilómetros que há vários anos esbarra em obstáculos ambientais por atravessar o Parque Natural de Montesinho.

Para reforçar a importância que atribuiu a esta ligação, Hernâni Dias citou o primeiro Ministro socialista, António Costa, que, numa passagem por Bragança durante a campanha eleitoral, vincou a posição de Bragança junto à fronteira com Espanha, “que alarga o mercado de 10 para 60 milhões de pessoas”.

O tema esteve presente no primeiro mandato de Hernâni Dias, que chegou a afirmar que com 60 milhões de euros conseguirá construir esta ligação, que “pouparia 70 quilómetros” aos transportadores do norte e centro do país que atualmente a partir do Porto seguem para a zona espanhola de Vigo e de Aveiro para Salamanca, através da fronteira de Vila Formoso.

O projeto em causa tem já mais de duas décadas e chegou a fazer parte do Plano Rodoviário Nacional como a continuação do IP2, a via rápida que liga todo o interior de Portugal, de norte a sul, mas foi abandonado com o fundamento dos obstáculos ambientais.

Nos últimos anos, a ligação tem ganhado adeptos dos dois lados da fronteira, que sustentam a importância desta estrada também pela ligação à nova estação do comboio de alta velocidade espanhol prevista para a localidade de Puebla de Sanábria.

No segundo mandato, o presidente da Câmara de Bragança garante que não deixará de olhar para os parceiros do lado de lá da fronteira e reforçar os laços da cooperação, representada na tomada de posse pela vice-presidente da zona espanhola de Zamora.

Hernâni Dias prometeu também “lutar pela evolução do aeródromo municipal de Bragança para aeroporto de Trás-os-Montes”.

O autarca prometeu ainda “ações e projetos para reforçar as ligações com os cidadãos” do concelho, criar mais riqueza e emprego e dar atenção à melhoria da qualidade de vida das 114 aldeia e da vila de Izeda.

A reabilitação da zona histórica de Bragança continua também nas prioridades do autarca que dá continuidade a 20 anos de poder do PSD no concelho de Bragança.

Além dos eleitos para a Câmara Municipal, hoje tomaram também posse os novos membros da Assembleia Municipal, órgão autárquico que continuará a ser presidido pelo social-democrata Luís Afonso.