País

Aumento dos custos da construção de habitação nova desacelera para 1,4% em Julho

None

O aumento dos custos de construção de habitação nova desaceleraram para 1,4% em julho face ao mesmo mês de 2017, enquanto os preços de manutenção e reparação regular da habitação subiram 2,4%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o decréscimo de 0,2 pontos percentuais do índice de custos de construção de habitação nova, face à variação homóloga de junho, “foi determinada pelas descidas de 0,3 pontos percentuais da taxa de variação do índice de mão-de-obra e de 0,1% no índice referente ao custo de materiais, sendo que ambas registaram uma taxa de 1,4%”.

Em julho, as variações homólogas dos índices para apartamentos e moradias diminuíram 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, tendo-se fixado em 1,4% e 1,5%, respetivamente.

No que se refere ao crescimento homólogo de 2,4% do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação (mais 1,1 pontos percentuais do que em junho), resultou do aumento homólogo de 2,4% da componente dos produtos (0,1% em junho) e da estabilização nos 2,1% da componente serviços.

Neste índice, e numa análise por regiões NUTS II, as regiões da Área Metropolitana de Lisboa (3,0%) e do Norte (2,6%) foram as que apresentaram em julho taxas de variação homóloga iguais ou superiores à observada para a média do Continente (2,4%).