País

1.600 operacionais combatem fogos

Foto EPA/SERGIO AZENHA
Foto EPA/SERGIO AZENHA

1.600 operacionais combatem neste momento cinco fogos activos em Portugal, deu conta a protecção Civil. Castelo Branco é um dos distritos mais afectados.

Esta madrugada mais de 1.700 operacionais combatiam quatro fogos no distrito de Castelo Branco, com o da Sertã, que se estendeu a Proença à Nova e Mação, já no distrito de Santarém, a mobilizar 1.095 bombeiros.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 05:30 este fogo com três frentes, que deflagrou no domingo, contava também com 339 meios terrestres. Outro incêndio ativo na localidade de Vale do Coelheiro, distrito e concelho de Castelo Branco, com duas frentes, mobilizava 443 operacionais e 145 veículos.

No distrito há ainda dois fogos já dados como dominados, nas localidades de Codeceirinha e Marmeleiro, ambos no concelho da Sertã. Juntos mobilizam 172 operacionais e 51 meios terrestres.

Em Portalegre há dois fogos ativos, o maior em Gavião, com 180 operacionais e 54 veículos a combaterem as chamas que deflagraram na terça-feira. Em Nisa são 87 os operacionais no terreno, apoiados por 29 meios terrestres.

Um outro incêndio em Mação, Santarém, que deflagrou na terça-feira, foi dominado, estando ainda no terreno 167 operacionais e 48 veículos.