O Legado das Lágrimas

A Capela de Nossa Senhora da Penha de França, lamentavelmente, faleceu. Perdeu a alma em lágrimas.

31 Dez 2017 / 02:00 H.

1. A Capela de Nossa Senhora da Penha de França, em primeiro plano, e o Novo Savoy em construção, em plano secundo, é a imagem mais plangente e icónica da Madeira do ano de 2017. Deus, por favor, tende piedade de nós!

2. O litígio da imagem é miseravelmente soberbo numa demanda que excede a vontade dos homens. Na barra do tribunal da inquisição dos madeirenses está o culto arquitectónico da religião em confronto com o culto arquitectónico da ganância e da opulência. Deus, por favor, tende piedade de nós!

3. É a nossa “capital das lágrimas”. Um empreendimento urbano agressivo como o “Novo Savoy” vai dinamizar a economia da Madeira e os bolsosnegros do Avelino Farinha Agrela - mas destrói definitivamente a fé dos homens. A Capela de Nossa Senhora da Penha de França, lamentavelmente, faleceu. Perdeu a alma em lágrimas. Deus, por favor, tende piedade de nós!

4. A Madeira, por este caminho pagão e frenético do betão contemporâneo – o projecto do Toco espreita irreversível - está lentamente a proferir a sua própria sentença de orfandade. Pedra a pedra, lágrima a lágrima, a memória colectiva da Madeira e dos Madeirenses mirra e morre no mais ínfimo detalhe ainda resguardado em cada um de nós. Deus, por favor, de nós tende piedade!

5. Que legado de memórias deixamos para as gerações madeirenses vindouras? O legado das lágrimas! Deus, por favor, tende piedade de nós!

António Fontes
Outras Notícias