Na senda de um grande mestre

Esta obra de arte vem assim enriquecer o vasto conjunto patrimonial artístico existente na ilha da Madeira, quer em coleções institucionais, como é o caso, ou mesmo em coleções privadas

10 Nov 2017 / 02:00 H.

Nas coleções da Assembleia Legislativa da Madeira, em recente visita, pude constatar a presença de uma pintura que já conhecia, mas sobre a qual pouco me tinha dedicado. Havia sido restaurada recentemente e removidos repintes grosseiros e vernizes oxidados que davam um tom pardacento e amarelado à obra.

A pintura foi adquirida ao antiquário Cayres em 1987, sem particulares referências.

Pude constatar a presença de uma moldura de meados do século XIX, data aliás provável de muitos dos restauros que a pintura antes apresentava. Contudo, a gramagem da tela, assim como a qualidade da pintura reportavam para uma data muito anterior, os inícios do século XVII.

Muitas das qualidades pictóricas, como o vibrante colorido de vários tons água, a descrição formal, a torsão e o escorço das figuras, a composição e perspetiva de construção do espaço reportavam para uma oficina italiana informada dos modelos do renascimento pleno e do maneirismo nascente.

Entre 19 de maio e 10 de setembro de 2017, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, esteve a exposição Madonna-Tesouros dos Museus do Vaticano, ou a eles associados como a Galleria Borghese e a Galleria Corsini ou a Biblioteca Apostólica Vaticana. Nessa exposição foi incluído um grupo de peças pertencente ao próprio Museu de Arte Antiga, ou mesmo o maravilhoso desenho de Leonardo da Vinci, das coleções da Faculdade de Belas Artes do Porto. A este núcleo institucional juntou-se um pequeno núcleo de obras pertencentes a coleções privadas portuguesas. Entre elas está a razão deste texto: uma pintura atribuída a Giulio Romano (1499-1546) sob o tema de A Virgem, o Menino, São José, Santa Ana e São João Baptista Menino (o banho de Jesus), da coleção dos Duques de Palmela, 159 x 119 cm, sobre madeira.

A pintura da coleção Palmela está referenciada em Portugal pelo menos desde 1845, e deve ter sido adquirida por D. Pedro de Sousa Holstein, cerca de 1815, numa viajem pela Europa. A versão da coleção Palmela apresenta as figuras sobre uma camera com uma cama de dossel, com a abertura de uma porta para um outro espaço onde se vê São José transportando o berço de Jesus, com um fogão de sala ao fundo.

A pintura da coleção da Assembleia Legislativa da Madeira, (149,5x 117 cm), muito próxima da pintura acima referida, não segue no entanto este modelo, mas inspira-se na pintura das coleções da Gemaldegalerie Alte Meister, de Dresden, Alemanha, cujo fundo é muito mais enegrecido, só se desvendando o rosto de São José junto de São João Baptista Menino. Esta pintura de Dresden atribuída a Giulio Romano, como era conhecido Giulio Pippi, está datada de cerca de 1525, e, para além da versão da coleção Palmela só se conhecem mais duas cópias aparecidas no mercado antiquário italiano, em 1994, e outra na Sotheby’s, em 2008, ambas seguindo o modelo de Dresden, informações recolhidas no texto de Joaquim Oliveira Caetano no catálogo da exposição já referida.

São conhecidas gravuras do final do século XVI desta pintura de Giulio Romano, como a de Pietro Facchetti (1535-1619), seguindo o modelo da versão que está hoje em Dresden.

Assim para além da versão da coleção Palmela e da pintura da Gemaldegalerie, e de duas cópias tardias e de menores dimensões já referidas, a pintura da coleção da Assembleia Legislativa da Madeira entra no restrito número de versões e cópias da pintura de Giulio Romano, dileto aluno de Rafael de Urbino, até hoje desconhecido no contexto do corpus da pintura deste grande mestre.

Trata-se muito provavelmente de uma versão realizada nos inícios do século XVII, a partir de uma gravura, numa oficina italiana de muita qualidade. Esta obra de arte vem assim enriquecer o vasto conjunto patrimonial artístico existente na ilha da Madeira, quer em coleções institucionais, como é o caso, ou mesmo em coleções privadas.

Francisco Clode de Sousa
Outras Notícias