Crónicas

Eu gosto é de Verão!

Parece que há um adormecimento generalizado pincelado aqui e ali por alguns eventos emblemáticos que quebram um estado de letargia reinante

Em regiões ou Países onde o Sol e o calor imperam, observa-se uma alegria diferente, um estilo de vida de maior proximidade transformando as próprias relações mais calorosas e efervescentes mas também as emoções mais à flor da pele. Por isso quando a dicotomia da temperatura nos leva para o Inverno, é também fio condutor a naturalidade com que as pessoas se tornam mais taciturnas, se fecham mais em casa, combinam menos programas e entram num formato pré depressivo. Exatamente porque sentem falta das boas temperaturas e da luminosidade.

Senti muito isso no Rio de Janeiro, em Maputo e agora volto a sentir na Madeira. Os invernos por cá são mais carregados e sensaborões. Parece que há um adormecimento generalizado pincelado aqui e ali por alguns eventos emblemáticos que quebram um estado de letargia reinante. Esse reflete-se depois na sazonalidade. É por isso tão importante aparecerem nessas alturas, coisas para as pessoas fazerem, que nos tirem do sofá e que dêem vida à Região tornando-a dessa forma mais apelativa para quem faz planos de a visitar.

Mas agora é altura de falar do Verão. E de como é fantástico poder vivê-lo perto do mar. Das pessoas bronzeadas que se passeiam com ar indiscutivelmente mais saudável, da forma como as pessoas se preocupam mais em estar bem e em se apresentarem em forma o que as “obriga” a um estilo de vida mais saudável. Da magia que paira no ar que nos faz mais bonitas, charmosas e atraentes. Não há nada melhor do que um mergulho no mar.

É por isso razão suficiente para nos darmos mais à vida e aproveitarmos ao máximo estes deliciosos raios de Sol. E não tem mal nenhum degustarmos da nossa “fotossíntese” ao final do dia com uma saborosa poncha ou tão só um sumo de frutas natural, de óculos de sol bem postos sentindo uma brisa na cara enquanto olhamos para o horizonte sem pensar em mais nada. Desfrutar apenas e só.

Por cá temos essa sorte, de podermos usufruir de tudo isso. As férias de Verão trazem-nos também à memória recordações fabulosas e permitem-nos criar momentos perfeitos naquelas noites quentes que o caracterizam. Seja por isso bem-vindo e por mim pode por cá ficar durante uns bons tempos que eu prometo não me fartar. Acho que quem tem este prazer vive melhor, mais feliz e satisfeito. Seja na praia ou no Mar. Ou num simples passeio. Já tinha saudades tuas.