600 Anos - Promove a tua Madeira

“É tempo de cada um de nós dar o seu contributo sem estarmos à espera que o governo e o poder local façam tudo.”

02 Nov 2017 / 02:00 H.

Já se passaram 600 anos desde a descoberta do Arquipélago. É por isso a oportunidade perfeita para aliarmos a razão ao coração e desenvolvermos uma série de procedimentos pessoais e sociais que marquem de forma indelével esta efeméride. A primeira que me vem à cabeça é festejar. É altura de todos nós nos orgulharmos do que construímos, do crescimento que nos trouxe até aqui e de nos juntarmos para comemorar tudo aquilo que representa para cada um de nós este pequeno paraíso. Que sirva para recordarmos os feitos históricos, os momentos de glória e que isso nos aproxime mais uns dos outros naquilo que tem de ser o Amor pela terra e pelo nosso espaço.

É tempo também de aproveitar esta data para descobrirmos a nossa Madeira. São tantas as vezes por dia que passamos em espaços emblemáticos que nem lhes damos o devido valor. Sítios que são motivo de peregrinações e de enorme interesse turístico mas como para nós esteve sempre ali nunca lhes prestámos a devida homenagem. É altura de conhecermos algumas maravilhas da ilha que nunca tivemos “tempo” para ir ver e o momento certo para levarmos os nossos filhos primos e amigos aos sítios que tornam este espaço um sítio tão fantástico para se viver e visitar.

Portugal inteiro deve aliás aproveitar o momento para vir conhecer o arquipélago através de programas impulsionados pelo Turismo e de o promover lá fora como uma das nossas maiores riquezas, assumi-lo como orgulho nacional e apoiar ao crescimento e ao desenvolvimento prestando atenção aos meios mais rurais e criando uma cultura histórica de reconhecimento pelo caminho feito até aqui, projetando os próximos anos mas também cá dentro espero uma programação ao nível do acontecimento enaltecendo a cultura que desenvolvemos na diversidade de conceitos e conteúdos , seja arte ou criatividade na modernidade ou nas tradições mais demarcadas , na promoção dos nossos produtos mais típicos ou nas paisagens mais deslumbrantes no que foi feito mas também no que estamos a criar condições para que possa vir a acontecer.

Acho, no entanto, que é tempo de cada um de nós dar o seu contributo sem estarmos à espera que o governo e o poder local façam tudo. Encontrarmos motivação para nos engalanarmos e cada um de nós promotores e apaixonados, residentes, investidores e madeirenses desenvolvermos iniciativas que engrandeçam o momento e o encham de focos de interesse capazes de se espalhar pelo Mundo. Cada um tem o seu papel a desempenhar naquilo que pode ser um ponto de partida para um futuro melhor, para homenagearmos as nossas raízes , para mostrarmos o que temos de melhor e para chamarmos a nós a atenção. Tanto que ninguém possa ficar indiferente.

Cada um tem que dar o exemplo. Nós na nossa empresa Atlanticulture estamos super entusiasmados com a projeção dos 600 anos e das suas comemorações. Estamos já há algum tempo a pensar naquilo que possa ser o nosso contributo para também nós prestigiarmos o arquipélago. Devemos ser por isso construtivos e dinâmicos , batalhadores e objectivos. Acima de tudo sonhadores. É a oportunidade de ajudarmos a valorizar esta data única. Devemos por isso ser pró activos . O Céu é o limite e não o devemos fazer por menos. Será sem dúvida muito mais especial se todos o vivermos da mesma forma. Mostra o que temos de melhor. Promove a tua Madeira. O nosso segredo.

José Paulo do Carmo
Outras Notícias