Vindima é um dia para o ano inteiro

14 Ago 2017 / 02:00 H.

Embora, como diz o povo, nunca se deve deitar foguetes antes da festa, este ano parece que não há razões de queixa no que toca à produção de uva para o néctar do deus Baco. Mas quem lida com estas coisas da agricultura e em particular da vinha, como Ti Zé dos Lamaceiros, que ainda tem umas parreirinhas de jaqué ali na Ribeira da Janela, atrás da Central, já passou por muita coisa e sabe que até ao dia de colocar o mosto dentro da pipa é sempre uma questão de sorte.

Quando um dia destes lhe perguntavam como é que estavam as uvas e lhe diziam que o tempo este ano ia a favor para amadurecerem bem e fazer mais uma vez uma boa pinga daquelas de arrancar castanheiros, como normalmente tem, ele repondeu muito depressa:

- Cuidado, meus rapazes! Vocês sabem que eu sou sempre dos últimos a vindimar. Só apanho quando está mesmo maduro, é nas últimas semanas de Setembro, mas já perdi a conta de quantos anos já houve em que nos últimos deste mês ou no início de Setembro dá umas chuvadas e estraga tudo. Olha! Não foi há muitos anos que, no dia do arraial do Setembro (Sr. Bom Jesus da Ponta Delgada), deu um pé d’água que nem a procissão saiu ...

- Está bem - diz o Jorge, depois de ter bebido um copo do jaqué Ti Zé - mas este ano já viram na internet que vai dar bom tempo.

- Sim, fia-te no diabo e não corras - responde o Ti Zé muito depressa. - Eu cá tenho cuidado e quando estamos a vindimar digo sempre à mulher e aos meus rapazes para se tiver algum podre deitar tudo no chão, porque a vindima é só um dia, mas é para o ano inteiro....

- Como é isso Ti Zé?

- Sim, o vinho é para beber durante todo o ano. Se não fizeres bom vais passar o ano a....

E o Caladinho, que chegou nestes dias de Londres, tinha que mandar uma das suas:

- Então Jorge! Está certo, o Ti Zé tem razão! Isso é como o que vai acontecer depois da vindima... Acho que é logo no princípio de Outubro... Se o povo não botar bem, de certeza que vai ter que comer com eles durante uns anos. Já sabes Jorge, tens que avisar a familinha para deitar os bagos podres todos no chão, senão o vinho num instante pode ir a vinagre.

Joel Freitas

Tópicos

Outras Notícias