Sobre os Assaltantes do Banco 1

07 Dez 2017 / 02:00 H.

1) Quais foram os senhorios do Banif?

O banco foi gerido ao sabor dos interesses da sua clientela ligada ao poder na Madeira. Foram esses senhorios do Banif, a governação regional e os seus accionistas, que durante anos estiveram a parasitar e a descapitalizar o banco.

2) Quais são os maiores responsáveis?

Sem prejuízo de responsabilidades criminais que deveriam ser apuradas, destacaria as responsabilidades políticas de titulares de cargos políticos que mascararam os problemas do Banif. O Presidente da República e diversos membros do Governo da República descreveram com mentira a situação do banco como se o Banif fosse uma instituição financeira saudável, sem problemas e viável em toda a linha.

No banco cuja constituição do capital chegou a ser pública em 98% e para o qual o Estado designou administradores, para além do Banco de Portugal como supervisor e dos auditores externos, em nada foi salvaguardado o interesse público, nem respeitada a lei.

3) O que fez o Governo?

Os governantes enganaram tanta gente, sobretudo, milhares de emigrantes quando foram para a Venezuela, África do Sul, Brasil... garantir a captação de poupanças e a segurança da aplicação dos meios financeiros.

Mas, o Governo fica associado a orientações políticas que contribuíram para a prática de gestão danosa. As promiscuidades entre o poder político e o poder económico colocaram o Banif ao serviço dos interesses dos seus accionistas e dos seus amigos, colocando o banco a funcionar ao sabor dos (seus) interesses privados.

Edgar Silva

Tópicos