Artigos

Sim, fizemos obra!

Já percebi que o grande argumento destas eleições autárquicas, no que ao Município de Santa Cruz diz respeito, será a falsa afirmação de que não fizemos obra.

Além de falsa, esta afirmação é reveladora de má fé. Qualquer pessoa sabe que recuperar a saúde financeira e pagar dívidas dá muito trabalho. Qualquer pessoa sabe que tentar manter as portas abertas numa câmara falida e pagar ordenados com contas penhoradas, dá muito trabalho. E mais trabalho dá conseguir recuperar em apenas três anos o que outros destruíram em trinta.

Recebi a autarquia com 14 milhões acima dos limites legais de endividamento e apenas três anos depois foi conseguida uma margem de investimento superior a 6.3 milhões de euros. Posso com orgulho dizer que as contas de 2016 são as melhores de sempre, com a particularidade de terem sido alcançadas num quadro de extrema dificuldade financeira.

Em termos financeiros, convém destacar os seguintes factos: a diminuição da dívida total em 15 milhões de euros face ao ano de 2013; o endividamento da autarquia está mais de 6,3 milhões de euros, abaixo do limite legal, situação nunca verificada nos últimos anos;

A diminuição da dívida a fornecedores é também uma evidência, apresentando o valor mais baixo dos últimos 10 anos.

No final do ano de 2016 não existiam pagamentos em atraso, nem qualquer divida vencida a fornecedores; o prazo médio de pagamento passou de 1059 dias em 2013 (anterior gestão), para 38 dias em março de 2017 (gestão JPP); o Resultado Líquido do Ano de 2016 é de cerca de 4,2 milhões de euros; Pagamos mais de 5 milhões de euros em processos de injunção que não estavam refletidos nas contas municipais.

Agora, só peço que façam um exercício, se mesmo neste quadro conseguimos não aumentar impostos, conseguimos reforçar o Fundo Social de Emergência, conseguimos aumentar as bolas de estudo, que chegam já a 100 alunos do concelho (número nunca antes alcançado), conseguimos cumprir a pavimentação de estradas prometidas há mais de trinta anos, de que é exemplo o Caminho da Azinhaga da Lombadinha, o Caminho das Eiras da Cruz, entre tantos outros, conseguimos asfaltar integralmente estradas do Caniço, da Camacha e de Santa Cruz que não viam asfalto novo há anos, conseguimos renovar os nossos parques infantis, que estavam uma vergonha. Repito, se mesmo neste quadro fizemos obra, imaginem o que não faremos agora que recuperamos financeiramente a autarquia.

É isto que dói aos nossos opositores. É isto que dói aos que apostaram que não iríamos conseguir. É isto que dói aos que fizeram pior do que nós e ainda deixaram a conta para o povo pagar.

Mas, para esses, que fique claro: Santa Cruz nunca esteve de cabeça tão erguida, Santa Cruz nunca teve tanta transparência, Santa Cruz está a trilhar um caminho e seria mau um retrocesso e um regresso ao passado.