Artigos

O pedido de desculpa

Tenho dito e reafirmo que o melhor que o PSD tinha a fazer no âmbito desta campanha eleitoral para as autárquicas era pedir desculpa à população de Santa Cruz.

Mas é claro que este comportamento, que seria ético, louvável e necessário, não faz parte do ADN político do PSD.

Um pedido de desculpas pela forma irresponsável como geriram o concelho e pelos efeitos devastadores que tal comportamento criminoso teve nos últimos anos de gestão autárquica inseria-se numa maturidade democrática e numa lógica de sinceridade que não colhe quando se opta por uma política de demagogia e acusações baratas.

Fiando naquela que julgam ser a curta memória do povo, os senhores do PSD preferem ignorar o seu triste passado e a sua triste herança neste concelho, em vez de admitirem que pecaram por atos e omissões e que esse comportamento teve um elevado preço para os santacruzenses. Aliás, o preço só não foi mais alto porque o JPP optou por não cumprir o plano traçado pelo PSD, e que constava de uma única estratégia: colocar o povo a pagar o que mal gastaram e o que mal fizeram.

Para o PSD, parece ser mais fácil acusar sem razão, criar realidades alternativas e tentar apagar a história com truques de retórica pobre e risível.

Para o PSD, é mais fácil acusar o JPP de nada fazer, ignorando que deixaram os cofres da autarquia vazios, com dívidas e penhoras e com dificuldades diárias até para as coisas mais simples.

Mesmo assim, fizemos o que nos foi possível e, mais importante, recuperamos as finanças, a credibilidade e a honra. Filho de gente que sempre viveu do seu trabalho, estas conquistas são, para mim, um orgulho.

Vergonha é tentarem abafar este trabalho com tricas, mentiras e demagogia. E depois ainda têm a lata de dizer que, se conquistarem a câmara, não vão falar do passado. É claro que não, pela simples razão de que não vamos deixar dívidas escondidas, ilegalidades várias e credores à porta. E, por isso mesmo, sei que o nosso passado é melhor do que o vosso e acredito que o futuro que eu e a minha equipa propomos a Santa Cruz será, com toda a certeza, um melhor futuro do que aquele que o PSD apresenta e representa.