Artigos

Funchal, para quando organizar o Concelho?

Estamos em ano de muitas promessas e de poucas realizações. Um olhar sobre o nosso Município leva-nos a questionar sobre o estado miserável em que se encontram os Pico da Cruz e de S. Martinho, esburacados à muito e nunca reabilitados.É possível dotar esses picos de pequenas infra-estruturas de equipamentos destinados ao lazer e à prática desportiva. Estas medidas promoveriam a participação da população e a actividade nos Picos de S. Martinho. Poderiam ser feitos «pequenos jardins botânicos » em cada um desses picos, criando um circuito dos picos de S. Martinho na cidade do Funchal.

Sobre as Micro-reservas, as propostas da CDU, aprovadas por unanimidade, nunca foram postas em prática. Propos-se a criação de micro-reservas no município do Funchal tendo em conta o número elevado de variedades botânicas e a possibilidade legislativa de serem criadas micro-reservas. As micro-reservas são um conceito inovador de conservação da Natureza, que permite a preservação de espécies de habitats em propriedade privada de pequena dimensão. No Funchal são espaços semi-naturais de baixa altitude, coincidindo com áreas urbanas ou peri-urbanas, com uma presença potencial ou real de plantas raras, endémicas ameaçadas ou de elevado interesse científico.

Sobre a necessidade de um Plano de Urbanização ou de Pormenor para as zonas altas , com a sua reabilitação e enquadramentos legais que permitisse aos seus proprietários legalizar as suas casas, pagar os seus impostos, poderem vender ou melhorar a segurança das zonas.

As escarpas continuam a necessitar de medidas adequadas de suporte e contenção, os deslizamentos de terras estão á vista, estando só à espera que venha um temporal para os fazer descer até à cidade....e, depois rezarmos para que não haja danos pessoais.

O Litoral é o que sabemos. Primeiro era o Toco e o seu louco investimento....depois a Praia Formosa de areia amarela...de seguida até Câmara de Lobos tudo cheio de Hotéis, diziam eles e o PDM assim considerava.

Existe uma Carta do Património Municipal feita à tanto tempo e guardada numa gaveta.

A reabilitação da Cidade é uma desgraça. Conversa , muita conversa, colóquios e mais colóquios mas a Cidade morre, abandonada e caindo aos poucos. Aumenta a insegurança e torna-se um local de práticas e comportamentos desviantes.

O Comércio é degradante fechando lojas umas atrás das outras dando um ar fantasmagórico à Cidade. Toda a Cidade depende de Grandes Centros Comerciais, as Catedrais de consumo, onde os produtos são todos iguais.

A reabilitação urbana constitui um meio de revitalização da Cidade , de promoção do repovoamento e dinamização da actividade económica. É também importante na área da construção civil trazendo mais empregos. É uma forma de promover a segurança de pessoas e bens, de quem usa a cidade e daqueles que nos visitam.