Artigos

Emanuel Câmara, o Candidato do Povo

Eu gosto de definir socialismo como Igualdade de oportunidades e foi isso que Emanuel Câmara fez

Conheço o Emanuel Câmara desde que se apresentou como candidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal do Porto Moniz, pela primeira vez e acompanhei toda a sua carreira política. Foi eleito vereador durante vinte anos, o que o transformou num grande lutador pelos seus ideais, havendo uma passagem de quatro anos pela Assembleia Legislativa da Madeira, como deputado eleito pelo concelho do Porto Moniz, precisamente quando eu fui líder parlamentar.

Há quatro anos apresentou-se novamente como candidato à Câmara e chegou à altura da sua vitória: foi eleito Presidente do Município que escolheu para viver....sem dúvida uma data que marcou a mudança da vida dos munícipes deste concelho nortenho. Tinha apresentado um programa vasto em que as pessoas foram colocadas em primeiro lugar. Iniciou o seu mandato, percorrendo todos os caminhos, todos os sítios, todas as veredas, cumprimentando aqueles que o tinham apoiado, ou não, pois pela primeira vez foi iniciada uma governação para todos e não só para aqueles que o tinham apoiado, como tinha sido costume desde 1976. Faseou devidamente o seu programa de modo a que estivesse executado até ao fim do mandato, apesar de entretanto ter aumentado as promessas. Começou por tratar todas as Juntas de freguesia por igual, independentemente da sua cor política, ou seja começou a haver igualdade de regras, coisa desconhecida até então, neste concelho. Verificou que a população estava envelhecida, com reformas muito baixas e iniciou o apoio à aquisição de medicamentos, baixou o IMI, devolveu IRS e preocupou-se com a camada social mais jovem, desde o seu nascimento até à sua formação. Apoiou as creches, ofereceu compêndios escolares a todos os níveis, resolveu os transportes escolares gratuitos, paga duas viagens de avião para os estudantes universitários que estão fora da Madeira, por ano, criou bolsas de estudo para todos. O Governo Regional fechou as urgências aos fins de semana, feriados e à noite e para amenizar esse problema comprou uma ambulância para transporte dos doentes do concelho, apoiou ainda mais os bombeiros a quem foi entregue esse meio de transporte para doentes. O Serviço Regional de Saúde, dependente do Governo Regional, anunciou que iria acabar com as consultas de saúde oral com o argumento de que a cadeira de dentista estava avariada e Emanuel Câmara e a sua equipa, adquirem uma cadeira na Alemanha para funcionar no Centro de Saúde do Porto Moniz.

Apesar da herança ter sido relativamente pesada, pois havia compromissos feitos por Camaras anteriores, ainda foi resolvendo outras questões não prometidas, alargando, por exemplo, a rede de esgotos e de águas. Apoiou o desporto a todos os níveis, colocou o concelho no grupo das melhores festas madeirenses com a Semana do Mar. Visita escolas de todos os graus, ou seja está sempre onde deve estar. É um Presidente da Camara muito presente.

Emanuel Câmara aumentou a sua popularidade, falando com toda a gente, com ricos e com pobres, com doentes e desempregados, mais velhos ou mais novos

Eu gosto de definir socialismo como Igualdade de oportunidades e foi precisamente isso que Emanuel Camara fez no concelho que governou durante os últimos quatro anos, seguindo-se mais quatro, que significa continuar o trabalho iniciado em 2013. Penso mesmo que foi, até agora o melhor interprete do socialismo na Madeira

Emanuel decidiu candidatar-se à liderança do PS/Madeira e teve a humildade de anunciar, previamente que se conseguisse ser o presidente dos socialistas madeirenses, não seria o candidato à Quinta vigia, mas sim aquele que se encontra melhor colocado para sair vencedor: Paulo Cafôfo. Que grande ato de humildade!!! Prefere que o seu partido seja o vencedor, não sendo ele o candidato, do que ser ele e não conseguir chegar à Quinta Vigia!!!! Que eu saiba não prometeu lugares a ninguém em troca do seu apoio, porque quer um partido vencedor, mas competente, escolhendo os melhores para formar futuro Governo Regional.

Sem dúvida que o Emanuel é o candidato do povo e que merece ser apoiado por todos os socialistas da Madeira e do Porto Santo, pois o seu lema, tal como o de Paulo Cafofo, continua a ser Pelas Pessoas!