Artigos

Dúvidas autárquicas

Faço um aviso prévio para que se perceba a minha perspectiva em relação às autárquicas: - sou dos que acham que a Madeira tem 6 câmaras municipais a mais, das 11 existentes. Logo, há 6 debates a mais e a paciência para seguir a coisa diminui consideravelmente.

Não sei quantificar mas também acho que juntas de freguesia são igualmente em número excessivo e não entendo o conceito de casa do povo mas a ignorância muitas vezes é uma bênção...

O racional desta conta não é só a perspectiva da poupança mas igualmente da eficácia, embora deva dizer que não ajuda o facto de receber o guia para pagamento de impostos no dia em que escrevo os artigos, como aconteceu este mês.

Sim, já toda a gente sabe que estou farto do sócio maioritário que me impingiram, o único que ganha dinheiro à séria com o trabalho árduo que aqui se produz; não vou por aí outra vez. O ponto aliás não é esse e já gastei “meia missa” de caracteres nisto...

É que acho mesmo que alguém devia avisar os senhores candidatos que muito mais do que saber de quem foi a culpa, de quem tem um primo a trabalhar num sítio qualquer ou de quem vai a isto de olhos postos noutro poleiro, interessava mesmo era perceber os projectos que têm para as cidades a que se candidatam.

A realidade que sigo com maior atenção é a do Funchal. As obras, públicas e privadas, a recuperação do património edificado, o comércio moribundo, a resolução desse flagelo que são os vendedores de rua, a fiscalização à séria das actividades económicas.

A noção do impacto que a nossa acção hoje tem para as gerações vindouras, o perigo da descaracterização do produto turístico, o estudo sobre a capacidade de carga, sobretudo em certas zonas, umas já congestionadas e outras a congestionar muito em breve...

A discussão sobre o que fazer com tantas obras tontas, como seja a colocação de passeios largos e amplas praças do lado oposto onde se encontra o comércio, por exemplo.

Três parágrafos de dúvidas, que seguramente a falta de pachorra para seguir o debate autárquico justificam persistir. Mas olhem que já perguntei e ninguém me sabia dizer quais as ideias dos candidatos a este respeito!