Artigos

Dedo Em gatilho e dedo NO gatilho

O dedo EM gatilho acontece quando o tendão está sufocado por qualquer motivo

1. A História partidária na RAM poderia servir de caso de estudo para os estudiosos da ciência politica, desde o desabrochar de movimentos de cidadãos independentes - resultantes de dissidências ou dissabores que agora não vêm ao caso - até ao definhar de partidos políticos hegemónicos.

2. Temos casos de sucesso que merecem referência pois vêm provar que o eleitor está cada vez mais consciente do seu direito de escolha e escolhe pela “figura de popa” que lidera o projecto. O meu estimado Amigo José António em São Vicente é um caso de sucesso. É um self-made man na vida politica num concelho conservador nos costumes partidários.

3. Juntos pelo Povo e o clã Sousa deram cartas nessa aventura do movimento de cidadãos, expandindo o bastião de Gaula para todo o concelho de Santa Cruz. A criação do Partido Politico JPP acabou com a “partidofobia” que parecia ensombrar o regime dos partidos e ficou esclarecida com os resultados do concelho de Santa Cruz. Depois do 1.º de Outubro é caso para perguntar se ainda há PSD em Santa Cruz? Militantes existem, tenho a certeza. Todos diferentes, nos feitios, nas virtudes e nos defeitos, mas, certamente, capazes de tocar sob a mesma batuta. Falta um maestro.

4. Os mínimos históricos para as freguesias de 16,51% (643 votos) em Santa Cruz, 24,92/ (990 votos) na Camacha, 20,72%(2288 votos no Caniço), 14,06% (312 votos) em Gaula, 21% (126 votos) em Santo António da Serra são preocupantes no segundo concelho com mais eleitores da Madeira. Ou seja, em 38.524 inscritos o PSD somou 4.359 votos para as várias freguesias, obteve 3.720 votos para a Câmara Municipal e 4.025 votos para a assembleia Municipal. É caso para dizer, passou mesmo um tsunami em santa cruz para o PSD. Se eu acho que o candidato eleito à vereação tem condições para assumir o mandato? Claro que não. Aqui, a culpa não foi do Cafofo! É do dedo NO gatilho.

5. Parabéns ao Pedro Coelho e ao Carlos Teles e às respectivas equipas. Funchal? Ai Funchal, Funchal! A culpa é mesmo do Cafofo!

6. O dedo EM gatilho acontece quando o tendão está sufocado por qualquer motivo. O que se assistiu nesta campanha eleitoral foi algo semelhante. O dedo NO gatilho. Aos pés, à cabeça e ao coração laranja.

7. Em menos de 10 dias o Conselho de Jurisdição reúne para admissão de novos militantes. Apesar de estarmos como o lanterna vermelha na Liga de Honra, ainda há quem acredita.

PS. Com a legitimidade que tenho como cidadã e militante do PSD desde 1999.